Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Como escolher um gerador para casa e jardim?

Quando a rede falhar, eles ajudarão seu próprio gerador elétrico. Como escolher corretamente? Recomendações de especialistas.


Foto: prorabtools.ru



Interrupções na eletricidade, infelizmente, no nosso tempo está longe de ser incomum. Se isso acontecer a cada seis meses e durar cerca de meia hora, eles podem não causar muito transtorno. Mas quando, em média, duas ou três vezes por mês tem de arranjar uma tarde à luz de velas, a situação fica absolutamente nada brilhante. Não há iluminação, a geladeira está sendo descongelada, a caldeira não está funcionando ... Então, você precisa do seu próprio gerador para a casa. E isso não pode ser chamado apenas de um capricho ou desejo de maior conforto. Esta é uma avaliação adequada da situação, uma maneira de resolver o problema.

É claro que não se pode dizer que o gerador é vital para todos, mas em muitos casos ele o ajudará a se livrar facilmente de alguns momentos desagradáveis. Ao mesmo tempo, a decisão de compra na maioria das vezes vem em um grande número de perguntas: não está claro por onde começar, como escolher do grande número de modelos de equipamentos propostos aquele que será a opção ideal para a tarefa.

Vamos começar definindo metas.

Ao escolher um gerador, a primeira pergunta a ser respondida é: "Qual é o propósito de usá-lo?"

Tal equipamento pode servir como a principal fonte de energia. Isso é necessário se for impossível ou sem sentido conectar-se a uma rede de fornecimento de energia centralizada (por exemplo, no país, em locais temporários de construção). Mas, na maioria das vezes, uma usina de minipoder é usada como reserva para uma emergência no sistema de suprimento principal.

Ao escolher um gerador como principal fonte de energia, as características da unidade, como a

  • poder suficiente
  • vida relativamente grande
  • economia,
  • confiabilidade
  • a presença de uma extensa rede de serviços,
  • compacidade e peso (se necessário transporte freqüente),
  • conveniência em operação.

Nesse caso, a conveniência não é menos importante do que, por exemplo, a confiabilidade do equipamento. Poucas pessoas gostariam de correr para o gerador a cada 3-4 horas em torno do relógio para adicionar combustível ou repará-lo após seis meses, deixando a casa sem eletricidade.
Com relação à eficiência, o consumo e o custo de combustível sempre se tornam um dos fatores determinantes na escolha de qualquer equipamento. Finalmente, a potência da unidade deve ser escolhida de modo que os consumidores não pensem sobre o que está atualmente conectado e o que mais pode ser ligado sem sobrecarregar o gerador.

Na maioria das vezes, a usina é necessária como fonte de energia de backup, então vamos nos ater a essa opção.

Que gerador de poder escolher para casa ou jardim?

Cálculos aproximados, neste caso, não passarão, então você deve prestar atenção especial a este momento. O princípio é bastante simples: você precisa adicionar o poder de todos os consumidores individuais, que devem ser incluídos na rede ao mesmo tempo. Todos os dados necessários podem ser encontrados nas etiquetas, placas de identificação ou instruções no equipamento. Você pode consultar os dados especificados pelos fabricantes (hoje, na Internet, você pode encontrar instruções sobre praticamente qualquer modelo de equipamento ou instrumento).

É muito importante prestar atenção ao fato de que é necessário adicionar valores de potência não no kW normal, mas em kVA (quilovolt-amperes).

Para referência: em kVA, é medida a potência total do equipamento, que inclui a soma de seu componente ativo (kW) e reativo (kVAr). Dependendo das características específicas do trabalho de um consumidor específico, sua proporção pode diferir significativamente entre si, portanto, os cálculos são realizados dessa maneira.

Além disso, ao determinar a potência, as correntes de partida são de grande importância, o que para alguns tipos de equipamento pode exceder os valores nominais em 3-6 vezes.

Corrente de partida - a corrente consumida pelo motor da rede elétrica durante a partida (ou seja, quando o dispositivo é ligado).

Assim, por exemplo, na presença de uma estação de bombeamento, vale a pena usar o poder do agregado multiplicado por um fator de 3,5 a 4 (dependendo do modelo específico) ao calcular. A mesma situação será com a geladeira, ar condicionado, máquina de lavar roupa.

Para o valor recebido é necessário adicionar 20-30% de reserva de energia, o que permitirá que o gerador funcione no modo ideal para si mesmo, mesmo se todos os consumidores forem incluídos na rede. Então, a partir da faixa de potência padrão dos geradores, o valor mais alto mais próximo é selecionado. O problema está resolvido.


Foto: www.vseinstrumenti.ru

Na maioria dos casos, se você precisar conectar o número mínimo de consumidores (várias lâmpadas, uma TV e uma geladeira) escolha um gerador a gasolina com potência de 2-3 kW. Se em casa, por exemplo, há uma oficina e energia é necessária para várias ferramentas, é necessário um agregado de 6 kW. Com o uso freqüente da máquina de solda, a melhor solução seria comprar um gerador de solda especializado.

O que pode ser conectado a um gerador de baixa potência?

Os geradores de baixa potência (0,5-2 kW) são mais procurados devido ao seu custo relativamente baixo, bem como a capacidade de conectar uma lista mínima de consumidores que exigem alta confiabilidade no fornecimento de energia. Com esta escolha para a casa, em primeiro lugar, muitas vezes vai a conexão de iluminação (uma média de cerca de 6 lâmpadas), caldeira de aquecimento, eletrodomésticos (geladeira, ferro, TV).

0,5 kW

1-2 lâmpadas, carregador de telefone, laptop /
lâmpada e tv

1 kW

2-3 lâmpadas, laptop, carregador de telefone /
geladeira e 1-2 lâmpadas /
1-2 lâmpadas e caldeira de aquecimento (estabilizador necessário)

2 kW

3-4 lâmpadas, caldeira, laptop, geladeira, carregador de telefone, TV

 

Gasolina, diesel ou gás?

Um dos pontos fundamentais na escolha do gerador, que decorre do valor de potência previamente obtido, é o tipo de combustível utilizado na operação. Existem apenas duas situações não ambíguas neste caso:

  • se você precisa de um gerador com capacidade de até 2-3 kW, neste caso, você precisa de um modelo a gasolina,
  • Se a potência do equipamento for superior a 15 kW, então o diesel é a sua opção.

Para ambas as situações, a explicação é apenas uma: os geradores elétricos que operam com um tipo diferente de combustível não são produzidos.

Quanto aos indicadores intermediários, tudo é um pouco mais complicado. Muitas vezes, é crucial o custo do equipamento e sua operação subsequente, bem como os recursos de sua futura aplicação.

Geradores a gasolina



As principais características desses equipamentos são

  • compacidade
  • facilidade de transporte
  • baixo custo de mini usinas de energia,
  • baixo ruído
  • maior custo do combustível
  • recurso de 500 a 3000 horas (dependendo do modelo e da marca).

Essa opção é ótima para situações em que o transporte constante de uma usina de energia é necessário, ela é ligada raramente e por um curto período de tempo.

Separadamente, gostaria de chamar a atenção para o valor do indicador "tempo de vida"ao escolher uma técnica. Este número significa o número de horas após as quais o equipamento deve passar por um serviço abrangente programado. Simplificando, o número de horas de operação é a duração média do gerador entre reparos de acordo com dados de teste do modelo selecionado pelo fabricante.

Geradores Inversores


Os geradores a gasolina do tipo inversor são uma das melhores opções para escolher esta classe de equipamento. Eles diferem do equipamento tradicional com a presença de controle de velocidade do motor e sistema de ignição eletrônica.Ao mesmo tempo, a eficiência de tais unidades é devida ao fato de que o número de revoluções muda dependendo da carga, o que permite economizar significativamente o combustível.Como resultado, os componentes eletrônicos controlam totalmente o nível da tensão gerada.

Geradores a diesel



Foto: www.ers-energo.ru Gerador Diesel SDMO DIESEL 4000 E

Neste caso, há uma escolha entre uma instalação estacionária e portátil (em outras palavras, entre uma usina com água e refrigeração de ar). Os geradores a diesel a ar são perfeitos para problemas frequentes com eletricidade como reserva. Eles têm uma vida útil de cerca de 4000 horas, são econômicos para operar e suportam modos de operação mais intensivos em comparação com contrapartes de gasolina.

Se todos os benefícios da civilização estiverem distantes e houver uma alta probabilidade de que problemas com o fornecimento de energia possam surgir a qualquer momento e não demore muito para durar, um gerador diesel estacionário com refrigeração a água é o que você precisa. Para dizer que eles são confiáveis ​​- para não dizer nada. Eles podem trabalhar o tempo todo, e a vida útil é de 40.000 horas.Uma outra característica é o peso (na maioria das vezes é cerca de 200-250 kg), embora você possa encontrar seu próprio "plus": roubar esse gerador mesmo com um grande desejo difícil.

Geradores a gás
 


Recentemente, os geradores a gás tornaram-se uma alternativa valiosa (embora não muito comum) aos agregados que funcionam com gasolina ou diesel. Sua principal méritos pode ser chamado

  • baixo custo de combustível (além disso, é muito conveniente, que não há necessidade de monitorar o nível de combustível no tanque, especialmente quando o gerador funciona com gás natural);
  • alta eficiência;
  • baixo nível de ruído;
  • simpatia ambiental.

Desvantagens

  • alto custo do equipamento;
  • a dificuldade de transportar gás liquefeito (na ausência de uma fonte de combustíveis fósseis);
  • medidas complexas de segurança durante a operação;
  • a dificuldade de se conectar à linha tronco;
  • conexão requer especialistas com experiência na realização de tal trabalho.

Uma ou três fases?

Essa questão também é fundamental, como as anteriores, porque um gerador monofásico e trifásico são dispositivos completamente diferentes que possuem suas próprias condições de operação e uso. Para a questão do que é melhor, simplesmente não há resposta. Cada situação individual tem sua própria versão.


  • Se não houver um único consumidor trifásico na casa e a fonte de alimentação centralizada estiver conectada em uma linha, a conclusão é inequívoca: é necessário monofásica gerador
  • Uma unidade monofásica também é necessária quando três linhas são conectadas, mas somente uma é necessária para fazer o backup (se, por exemplo, o sistema de aquecimento, geladeira, estação de bombeamento, etc., estiver conectada a ela).
  • Se houver consumidores monofásicos e trifásicos, você pode ir de duas maneiras: compre duas usinas de energia de projetos diferentes ou ainda uma trifásica, mas certifique-se de que as cargas entre as linhas sejam distribuídas uniformemente.


 

Se a casa está desiludida 3 fasesExistem também duas opções:

 

  • Compre uma estação de energia trifásica e um AVR automático trifásico (transferência de reserva automática, que ligará automaticamente o gerador quando a fonte de alimentação na rede centralizada desaparecer). Neste caso, é necessário colocar linhas separadas nas quais a distribuição uniforme de cargas entre elas seria fornecida, e sua soma não seria mais que um terço da capacidade total da unidade (se o gerador for projetado para 15 kW, ninguém pode ser conectado a cada uma das fases) mais de 5 kW).
  • Gerador monofásico e AVR trifásico na ausência de consumidores trifásicos. Neste caso, se necessário, a automação conectará todas as fases da rede com o gerador e a unidade acionará cada uma delas simultaneamente. Ao mesmo tempo, não é mais necessário cuidar para que as cargas sejam distribuídas uniformemente.

É importante levar em consideração ao conectar a uma rede de unidade trifásica que o desbalanço de fase máximo permitido é de 25% da potência.Na não observância desta regra, o gerador simplesmente falhará.

Opções de controle de dispositivos

  • Início manual. Este tipo de início é mais usado em geradores de baixa potência. Para iniciar a unidade, você precisará puxar com força o cabo / girar a alavanca / pressionar o pedal de partida. Deve-se admitir que isso é bastante inconveniente e exigirá considerável esforço físico.
  • Electrostart. Com este design para começar, será suficiente apenas pressionar o botão no painel.
  • Autostart Neste caso, quando a tensão da rede desaparecer, o gerador iniciará automaticamente sem intervenção do operador, e depois desligará quando a energia for restaurada com um atraso de tempo definido. A única coisa que precisa ser levada em conta para esta versão da versão é que os automatismos não funcionarão se a temperatura for inferior a +5 ˚˚, portanto, é necessário instalar o equipamento em um contêiner aquecido ou em uma sala aquecida.

Consumo de combustível do gerador

Independentemente do tipo de equipamento, o consumo de combustível depende diretamente de:

  • da carga conectada à unidade,
  • eficiência de um modelo particular
  • qualidade de combustível
  • contaminação de filtros de óleo e combustível.

Em média, uma unidade a gasolina pode consumir 0,3 ± 0,45 kg / kWh e uma a diesel, 0,184 ± 0,220 kg / kWh.



Foto: www.elitech-tools.ru

Manutenção de gerador elétrico

Para que o gerador trabalhe de forma confiável e eficiente por um longo período, a manutenção é necessária. Todas as atividades necessárias, bem como sua frequência, são sempre prescritas nas instruções de operação do fabricante. O escopo de tal trabalho depende em grande parte do tipo de equipamento, suas características, seus componentes e sua qualidade.

Em média, a frequência de manutenção é de 250 a 300 horas. É importante verificar periodicamente a condição do óleo, filtros de ar e combustível, óleo, sistema de ventilação, o grau de tensão da correia, etc. Se necessário, limpeza ou substituição de elementos.

Fabricantes populares

Escolher uma marca de equipamento é uma das tarefas mais importantes. Entre os mais populares destacam-se

  • Honda, que se caracteriza por uma qualidade de produção elevada e estável, bem como pela possibilidade de escolher equipamentos para condições de trabalho difíceis, baixo ruído, arranque suave, boa tracção e indicadores de potência.
  • Kipor - uma das marcas chinesas de alta confiabilidade com uma ampla gama de modelos de unidades a gasolina e a diesel, que são demandadas devido ao custo relativamente baixo e são perfeitas para uso em casa ou no país.
  • Huter - A marca, que apareceu no mercado russo relativamente recentemente, é notável por baixo custo, confiabilidade e estabilidade de trabalho, uma ampla gama de modelos, incluindo unidades de gás.
  • Bisonte - A marca bielorrussa, que está no mesmo nível das principais marcas globais, com um nível ótimo de preços.

Vale a pena notar também amplamente representado no mercado. Hyundai, Sdmo, Wilson, DDE e Fubag.
Também vale a pena prestar atenção ao escolher um modelo e fabricante específico para a presença de uma rede desenvolvida de centros de manutenção para este equipamento, a fim de proteger-se da longa busca pelos especialistas e peças sobressalentes certos.

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias