A fluoretação dos dentes e o uso de dentifrícios, que incluem compostos de flúor na forma de sais solúveis, são frequentemente recomendados em crianças e adultos como uma medida preventiva para o desenvolvimento de cáries. No entanto, esta substância está longe de ser inofensiva para o corpo humano, sua superabundância pode levar ao desenvolvimento de certas patologias. Portanto, é impossível falar expressamente sobre os danos e benefícios do flúor na pasta de dentes e em outros produtos de higiene, sem ter informações completas.
Os benefícios dos compostos de flúor em cremes dentais
Está cientificamente provado que os compostos de flúor têm um efeito anticariogênico, e esta substância afeta o funcionamento de todo o organismo.
O uso de flúor:
- O flúor fortalece o esmalte dos dentes. A composição do esmalte dentário inclui hidroxiapatita de cálcio, os íons fluoreto ativos estão associados a ele com a formação de fluorapatita. Este composto é mais resistente à influência de resíduos de microorganismos cariogênicos.
- O flúor é um anti-séptico natural. Seus compostos têm um efeito antibacteriano.
- Evita a formação de depósitos dentais.
- Aumenta o efeito remineralizador da saliva. O flúor tem um efeito positivo no funcionamento das glândulas salivares, acelerando significativamente a produção de saliva. Os íons de fósforo e cálcio contidos na saliva penetram o esmalte dos dentes e impedem o desenvolvimento de um processo carioso.
- O flúor está envolvido em processos metabólicos. Doses microscópicas de flúor afetam favoravelmente o metabolismo e as condições gerais do corpo. Os cientistas demonstraram que o uso doseado de flúor durante a gravidez ajuda a reduzir a profundidade das depressões naturais (fissuras) na superfície dos dentes do feto, que são a zona predominante de localização da cárie.
No entanto, apesar de todos os efeitos positivos, antes de usar creme dental fluoretado, você deve consultar seu médico, descobrir o nível de flúor na água e aderir estritamente a todas as recomendações de um especialista. Não esqueça que a fluoretação é um dos métodos de prevenção da cárie, que deve ser usado com cautela.
Danos ao flúor no corpo humano
O excesso de flúor no corpo humano pode levar ao desenvolvimento de muitas reações negativas de vários sistemas.
- O flúor tem um efeito neurotóxico.especialmente pronunciada em crianças pequenas. Sua superabundância pode causar uma violação das habilidades de fala, reduzir significativamente a capacidade de aprender línguas estrangeiras, matemática, afetar a memória.
- Uma das razões alterações hormonais é um alto teor de flúor em produtos consumidos, água e produtos de higiene. Íons de flúor se acumulam nos tecidos da glândula tireóide, o que prejudica a síntese dos hormônios tireoidianos e diminui os níveis de testosterona, o que pode causar o desenvolvimento de muitos desvios, incluindo infertilidade.
- O excesso de flúor é o único causa de fluoroseque tem duas formas de manifestação:
- por parte do sistema dentário, a doença se manifesta pelo desenvolvimento do chamado esmalte dentário malhado;
- O tecido ósseo afetado pela fluorose se torna frágil como resultado da mineralização excessiva e um desequilíbrio entre compostos orgânicos e inorgânicos, tal patologia aumenta o risco de fraturas e aumenta a mobilidade articular.
4. Alguns cientistas aderem à teoria de que, em alta concentração, os íons de flúor são substâncias cancerígenas.
Ao escolher produtos de higiene bucal, em particular dentifrícios fluoretados, você não deve esquecer que uma certa quantidade dessa substância é injetada da água fluoretada todos os dias; comida cozida; legumes e frutas. Em regiões com alto teor de flúor na água, o uso de dentifrícios fluoretados para a prevenção de cáries não é recomendado.
Compostos de flúor em cremes dentais
Pela primeira vez, o dentifrício fluoretado foi lançado há mais de 100 anos (mais precisamente em 1914) nos EUA. No entanto, foi somente nos anos 50 do século passado que essas pastas foram melhoradas e consideradas úteis. Hoje, as pastas de flúor são os dentifrícios mais comuns.
O flúor puro é uma substância gasosa e, portanto, pode ser incluído nas pastas apenas sob a forma de sais solúveis, fluoretos. A uma temperatura de cerca de 37 graus e contato com a saliva, esse composto se desintegra e os íons de flúor ativos são liberados.
Os compostos de flúor mais comuns que compõem os cremes dentais
A estrutura dos cremes dentais modernos inclui os seguintes compostos de flúor:
- Macarrão com monofluorofosfato de sódio ineficaz com a escovagem rápida dos dentes (menos de 3 minutos), pois os íons de flúor ativos deste composto são liberados muito lentamente.
- Fluoreto de sódio - Dissocia-se rapidamente (se decompõe) em íons, portanto, tem uma maior eficiência.
- Olaflur (aminofluoride) - um dos mais recentes desenvolvimentos, depois de usar uma pasta baseada no esmalte dos dentes, resta um filme que dá íons fluoreto por um longo tempo.
- Fluoreto de alumínio.
- Fluoreto de estanho.
Como proteger o corpo da exposição ao flúor ao escovar os dentes
Para que os íons de flúor ativos não prejudiquem o corpo, você deve seguir algumas regras simples:
- Examine a embalagem do creme dental ao comprar, preste atenção a que tipo de composto de flúor e em que concentração está incluído em sua composição.
- Antes de usar um agente fluorinated é necessário consulte um especialistaTalvez o nível de flúor na água da região de residência seja suficiente e tal pasta só traga danos.
- Não use massa fluoretada para crianças menores de 6 anos. Nessa idade, as crianças não têm habilidades para escovar os dentes, o que pode causar a ingestão de uma grande quantidade de produtos de higiene.
- Ao planejar férias em outras regiões Você deve prestar atenção ao nível de flúor natural na água potável. Com conteúdo normal ou elevado, é necessário abandonar o uso de pastas fluoradas durante o período de descanso.
- Para minimizar a quantidade de flúor que entra no corpo ao escovar os dentes a quantidade de pasta de dente não deve exceder o tamanho de uma pequena ervilha.
Além de pastas, o flúor é uma parte de lavagens, géis especiais e placas de mastigação, bem como produtos odontológicos que são usados em gabinetes profissionais. Portanto, a escolha de um método para prevenir o desenvolvimento da cárie deve ser deixada para o dentista e aderir estritamente a todas as suas recomendações.
Literatura Relacionada:
Vertuhova M.L. "Composição e finalidade dos cremes dentais", 2004
Lutskaya I.K. “Efeito dos cremes dentais com flúor na resistência ácida do esmalte. Implantologia Clínica e Odontologia, 1997, № 3
Splieth C.H., Baekken S., Rosin M. "Eficácia de diferentes aplicações tópicas de flúor em escolares" - EJPD, 2000, No. 1 (3)
L.R.Sarap, E.A. Podzorova, N.V.Terentieva, Departamento de Odontopediatria, ASMU, Barnaul "Estudo comparativo de pastas de dente contendo aminofluoride e fluoreto de sódio".