A placa-mãe é considerada o principal componente do PC de mesa. Discos rígidos, uma placa de vídeo e também dispositivos periféricos estão conectados a ela. Se você escolher a "motherboard" errada, no futuro você pode esquecer de atualizar seu computador, já que componentes mais poderosos simplesmente não funcionarão. Mas você não deve pagar demais - a placa-mãe para jogos não terá sentido se você usar um computador apenas para trabalhar com programas de escritório.
Principais critérios de seleção
Placa-mãe recebeu conscientemente tal nome. Na verdade, esta é uma placa de circuito impresso familiar a todos os radioamadores, que possui um grande número de slots e canais condutores. Através da "motherboard" RAM comunica com o processador e disco rígido, também conecta fones de ouvido ou drives USB. É por isso que ao escolher esse dispositivo, você precisa se concentrar nos componentes que deseja conectar a ele. Cuidado com incompatibilidade!
Chipset
Primeiro de tudo, preste atenção ao soquete. Este é o nome do conector ao qual o processador está conectado. Tem várias variedades, em conexão com a qual a compra de placas-mãe e processadores incompatíveis é um fenômeno muito comum. A principal diferença do soquete está na empresa de manufatura.
- Os processadores AMD são suportados por soquetes, cujos nomes começam com S, AM ou FM.
- Processadores Intel são colocados em soquetes com o nome a partir de Lga.
Um profissional só precisa olhar para o nome, pois ele lhe dará toda uma família de processadores adequados para instalação na placa-mãe selecionada. É melhor ir ao site oficial do fabricante - certamente haverá processadores indicados pelo conselho. Se você estiver interessado em recursos de jogos do computador, procure uma placa com suporte para instalar o processador mais recente, lançado recentemente.
RAM
Um par de anos atrás, a descrição deste slot teria tomado um par de linhas. Você teria a única opção - uma placa com conectores para RAM DDR3. Eu teria que pensar apenas no número desses slots. Mas no início de 2015, a memória do padrão começou a se espalhar. DDR4. Caracteriza-se pelo aumento da velocidade (frequência de operação) e, via de regra, grande volume. A placa-mãe com suporte a DDR4 é necessária apenas para jogadores experientes e profissionais que estejam ativamente envolvidos em modelagem 3D, edição de vídeo ou edição de fotos. Um usuário comum de computador ficará satisfeito com os recursos do DDR3.
Slots PCI
Teoricamente, uma placa-mãe pode ficar sem um único slot PCI. Mas então você tem que esquecer de conectar a placa de vídeo, placa de som e outros dispositivos adicionais. Você não deve comprar uma "placa-mãe" com um número excessivo de slots - os dispositivos neles podem interferir uns com os outros por causa de sua espessura. Você também deve saber que, em placas-mães com orçamento limitado, existe apenas um slot completo projetado para uma placa de vídeo (geralmente é indicado por PCI-Express 3.0 x16). Se você for usar a tecnologia SLI ou CrossFire, terá que gastar dinheiro em uma placa-mãe de jogos, que pode ter dois ou até três desses slots.
Conectores do disco rígido
Modelos muito baratos de placas-mãe usam uma interface para obter informações de discos rígidos. SATA2. Esqueça essa compra! Certifique-se de escolher um dispositivo com pelo menos alguns conectores SATA3. Eles fornecerão troca de informações a uma velocidade de 6 GB / s.Em suma, isso explora completamente o potencial dos discos rígidos tradicionais. Mas muito mais aumento será perceptível no caso da instalação de unidades SSD. Eles parecem muito caros agora? Mas você não está comprando uma placa-mãe por um ano? E depois de alguns anos, os SSDs certamente cairão de preço. A propósito, se você quiser comprar um SSD agora, recomendamos que leia primeiro nosso artigo sobre melhores modelos.
Outros recursos da placa-mãe
Ao escolher uma "placa-mãe" deve prestar atenção a outras características que à primeira vista parecem ser sem importância.
- Primeiro, aprecie quantas portas USB 3.0 possui. Quantos deles estão no painel traseiro e quantos podem ser trazidos para a parede frontal da unidade do sistema. Se o seu gabinete possui quatro conectores USB padrão de alta velocidade de uma vez, então é necessária uma placa-mãe capaz de fornecer todos eles.
- Em segundo lugar, você deve estar interessado em portas USB 2.0. Em termos de características de velocidade, eles estão descaradamente desatualizados, mas podem sempre ser conectados a um leitor de cartões, mouse, teclado e periféricos. Portanto, é melhor considerar uma placa-mãe com um grande número desses conectores.
- Preste atenção ao número de tomadas de áudio. Se a placa-mãe é capaz de produzir som no formato 5.1 ou 7.1, então, muito provavelmente, no futuro, você não começará a pensar em comprar uma placa de som.
Fator de forma
As dimensões da placa-mãe, o conector de energia usado e alguns outros parâmetros dependem do fator de forma da placa-mãe. Os seguintes fatores de forma comuns existem: ATX, Microatx, EATX, FlexATX, Btx, mini-ITX, mBTX e DTX. Ao escolher um fator de forma deve se concentrar na fonte de alimentação e no corpo existente. Em um PC de escritório modesto, um cartão ATX pode simplesmente não se encaixar - seu tamanho e localização de montagem interferirão. Bem, para construir servidores, as placas-mãe são usadas em fatores de forma SSI EEB e SSI CEB.
Foto: www.3dnews.ru
Como modelos caros são diferentes do normal?
Você pode encontrar facilmente nas lojas de placas-mãe, cujo custo é comparável ao preço de processadores muito poderosos. Como esses dispositivos diferem de placas-mãe comuns?
- Disponibilidade de módulos sem fio. Na maioria das vezes, os modelos de jogos recebem chips de Bluetooth e Wi-Fi. Isso permite que você abandone o cabo que se estende até o roteador.
- Dois ou três slots PCI-Express 3.0. Isso permite que você use um monte de várias placas de vídeo. No entanto, consumirá uma enorme quantidade de eletricidade - isso deve ser lembrado.
- Sistema de arrefecimento. Geralmente é feito por tecnologia passiva - RAM e outros módulos são cobertos com um radiador de cobre ou alumínio. Mas existem opções com refrigeração a ar ou a água.
- Controle de tudo e de tudo. Os modelos de jogos permitem que você ajuste a velocidade do ventilador, a freqüência do processador e muitos outros parâmetros remotamente. Você não precisa sair do BIOS - basta usar o controle remoto incluído ou instalar o aplicativo correspondente no smartphone. Ideal para overclockers durante os jogos!
- Suporte agudos. Placas-mãe comuns não permitem usar freqüências ultra-altas de RAM ou processador. Somente modelos de jogos são capazes disso. Novamente, isso é necessário apenas para overclockers que estão sedentos por experimentos.
- Um grande número de conectores. Isso ajudará a conectar um número inimaginável de dispositivos à placa-mãe. Alguns modelos têm até uma porta Thunderbolt usada na tecnologia da Apple. Também ganhando popularidade é o conector USB-C.
Fabricantes Mais Populares
Estranhamente, entre os fabricantes de processadores, o lançamento de placas-mãe está ocupado Intel. Esta empresa fornece fator de forma não padrão para as lojas. Em particular, os modelos destinados a servidores de construção ganharam considerável popularidade. Bem, usuários comuns escolhem produtos Gigabyte, ASUS, ASRock, MSI e Supermicro. É impossível dizer que as placas-mãe de alguém são melhores que outras, por isso, não se esqueça de orientar as críticas e comentários.
Erros comuns do cliente
- Os consultores de vendas estão tentando impor a compra de uma placa-mãe equipada com apenas dois slots para a RAM. E às vezes os compradores concordam, comprando-o e duas lâminas de 2 GB cada. Então eles se surpreendem com a falta de tal volume nas realidades modernas.
- Além disso, alguns consumidores acreditam que não precisam de portas USB 3.0 de alta velocidade. Na prática, verifica-se que tais conectores são necessários - muitos discos rígidos externos, unidades flash e até smartphones têm o suporte para esse padrão. Não repita o erro dessas pessoas - procure a "placa-mãe" com portas USB 3.0.
- Comprar um modelo de jogo também pode causar muitos problemas. Se você comprou a placa-mãe mais cara - prepare-se para usar seu potencial. Você terá que alocar tempo para dispersar e comprar componentes da classe correspondente. Caso contrário, será dinheiro jogado ao vento.