Teoricamente, um computador moderno pode existir sem uma placa de vídeo - por boas razões, as placas-mãe são dotadas de um ou até dois conectores usados para conectar um monitor. Não há absolutamente nenhum problema nisso com os proprietários de processadores com um núcleo gráfico integrado. Mas até eles adquirem uma placa de vídeo se quiserem jogar jogos modernos. Apenas o adaptador de vídeo é capaz de fornecer um nível decente de gráficos. E ainda mais, ajuda no caso de edição de vídeo ou trabalho em efeitos visuais especiais. Mas como escolher o modelo certo?
Dependência do adaptador de vídeo em outros componentes
Nós o avisamos imediatamente, antes de mais nada, você deve ser guiado pelos componentes de computador já existentes! Imagine que você tenha adquirido um poderoso NVIDIA TITAN enquanto um modesto processador dual-core está lotado em sua unidade de sistema. Ele simplesmente não poderá processar toda a informação que lhe vem da placa de vídeo. Por isso, seu TITAN usará apenas metade ou até um quarto de suas capacidades.
Em uma palavra, escolha acessórios de aproximadamente uma classe. Se você comprar uma poderosa placa gráfica para jogos, o processador com a placa-mãe não deve ser barato. Não há problema apenas com adaptadores de vídeo de orçamento projetados para processamento de gráficos de escritório. Como regra geral, qualquer placa-mãe e processador pode extrair o máximo de um dispositivo desse tipo, a menos que estejamos falando de um chipset de um núcleo de uma década.
Principais critérios de seleção
Interface de conexão
Como você sabe, os adaptadores de vídeo são inseridos no slot PCI-Express. Está disponível em quase todas as placas-mãe, com exceção dos modelos mais miniaturizados. Mas a versão desta interface pode ser diferente! Se você está montando um computador agora, você definitivamente vai comprar uma placa-mãe com um slot PCI-Express 3.0. Mas se você selecionar uma placa de vídeo para a "mãe" existente, não será supérfluo se familiarizar com qual versão da interface ela usa. É possível que isso esteja desatualizado. PCI-Express 2.0.
Não há nada errado com a instalação de uma placa de vídeo na interface da geração passada. Você simplesmente não pode usar todos os seus recursos, pois funcionará no modo de compatibilidade. A diferença nas interfaces reside apenas na largura de banda - você pode esquecer o alto nível de gráficos nos jogos modernos. Isso também é verdade na direção oposta. Adaptadores de vídeo projetados para o PCI-Express 2.0 funcionarão no novo slot. Mas é melhor procurar uma placa gráfica mais nova para desbloquear o potencial da placa-mãe.
Consumo de energia
O tempo passou muito quando o acelerador de vídeo não precisou de energia adicional. Agora, apenas o número de conectores usados para conectar a fonte de alimentação é diferente. Modelos mais potentes exigem energia por meio de dois conectores 8pin - se a sua fonte de alimentação não tiver esses cabos, você terá que atender à compra de adaptadores que usam o MOLEX. Placas de vídeo ligeiramente menos potentes podem usar um conector 8PIN ou até mesmo 6 pinos.
Claro, isso difere dos adaptadores de vídeo e do nível de consumo de energia. As especificações técnicas geralmente indicam quanta eletricidade a placa de vídeo requer no modo inativo e sob carga. Normalmente, esse parâmetro varia de 50 a 350 watts. Se você não for alterar a fonte de alimentação, selecione uma placa de vídeo para ela. Por exemplo, a GeForce 770 com um sistema de refrigeração da GIGABYTE consome até 220 watts em jogos. Adicione a isso o consumo de energia de seus discos rígidos, unidade de CD, placa de som e placa-mãe.Como resultado, você verá que essa placa de vídeo requer uma fonte de alimentação de pelo menos 600 watts. Se a sua fonte de alimentação não for capaz de produzir tal volume de eletricidade, então um adaptador de vídeo mais simples deve ser considerado. Ou NVIDIA GeForce 970, criado por uma sofisticada tecnologia de processo e consumindo menos energia.
Barramento de memória de volume e vídeo
Parece a muitos que quanto mais memória de vídeo a placa de vídeo tiver, melhor. No entanto, na realidade isso nem sempre é o caso. O fato é que a memória de vídeo é consumida através de um barramento especial. E se a largura de banda for muito baixa, então, em um jogo raro, você poderá gastar todo o estoque de memória de vídeo disponível. Em particular, para um volume de 1 GB, um barramento de 128 bits é suficiente. E para um volume de 2-4 GB precisa de um barramento de 256 bits. Para um volume ainda maior, é necessário um pneu ainda mais largo. Para diferentes necessidades, os adaptadores de vídeo podem ser necessários com os seguintes parâmetros:
- Trabalho de escritório - neste caso, você pode organizar uma simples placa de vídeo, a bordo da qual há 512 MB de memória de vídeo com um barramento não muito amplo;
- Veja vídeos e jogos de gerações passadas - para resolver esses problemas, você precisa de uma placa de vídeo com 1 GB de memória de vídeo (o padrão GDDR5 é desejável) e um barramento de 128 bits.
- Jogos modernos com configurações gráficas médias - tudo depende da resolução da tela. A exibição de fotos em Full HD exigirá 2 GB de memória de vídeo e um barramento de 256 bits.
- Jogos modernos com configurações gráficas máximas requer pelo menos 4 GB de memória de vídeo e um barramento de 256 bits (quanto mais largo, mais rápido o gráfico será carregado).
- Edição de vídeo futura e profissional - você precisa de um modelo equipado com 6 GB de memória de vídeo (e ainda melhor - mais) e o maior bus possível. Se alto consumo de energia não é assustador, então você pode considerar uma placa de vídeo de processador duplo ou um grupo de dois adaptadores de vídeo.
Foto: bws.ucoz.ru
A frequência da memória de vídeo e processador
Qualquer placa de vídeo consiste em um processador e memória de vídeo. Ambos os componentes são caracterizados por freqüência - a este respeito, eles não diferem do processador e RAM conectados à placa-mãe - apenas os números são completamente diferentes. Em particular freqüência de memória de vídeo Geralmente aumenta para vários milhares de MHz - isso é feito para garantir que a troca de dados ocorra o mais rápido possível. Bem, como para processadorentão sua frequência de clock varia de 600 a 1300 MHz. Quanto mais altos todos esses parâmetros, maior o nível de gráficos que o adaptador de vídeo pode fornecer.
Chamamos a sua atenção, placas de vídeo modernas, cujo custo começa a partir de 15 mil rublos, podem ser overclock! Na BIOS, você pode tentar aumentar a freqüência do processador, alcançando um resultado um pouco mais interessante.
O número de processadores universais
Opção também muito interessante. Para os jogadores, isso não é tão importante, já que processadores universais em jogos nem sempre são usados. Primeiro de tudo, eles são destinados ao processamento de um fluxo de dados de vídeo e não a gráficos tridimensionais. Em particular, eles podem ser usados para renderizar vídeo e converter um formato para outro. Quanto mais processadores houver, mais rápido esse processo terminará. Em placas de vídeo topo de linha, o número de processadores universais pode chegar a alguns milhares. Em seus modelos de orçamento, apenas 300 a 500 podem ser incorporados. A propósito, esta tecnologia recebeu o nome CUDA da NVIDIA - você já deve ter ouvido falar sobre isso.
Experiência NVIDIA
Se estamos falando de placas gráficas NVIDIA, vale a pena mencionar sua principal vantagem. Quando você instala esse dispositivo, você tem à sua disposição um programa. Experiência NVIDIA. Inicialmente, pretendia-se apenas atualizar automaticamente os drivers e otimizar os jogos existentes. Mas agora, nesta aplicação, há um item mais interessante - NVIDIA ShadowPlay. Se você usá-lo, a placa de vídeo gravará seu jogo em segundo plano (de cinco a vinte últimos minutos). Clicar em uma certa combinação de teclas permite salvar o vídeo no disco rígido.
Deve-se observar que esse recurso está disponível apenas para os proprietários de placas de vídeo da série NVIDIA GeForce 600th e superior. Sua principal diferença de Fraps, Bandicam e outros programas similares - a ausência de qualquer carga adicional no sistema, em conexão com a qual o FPS (taxa de quadros) em jogos não ceder.
Foto: www.overclockers.ru
Conectores
Para exibir a imagem em um monitor ou projetor, diferentes conectores podem ser usados. Normalmente, a placa de vídeo é dotada de pelo menos quatro interfaces e, em modelos caros, você pode encontrar quatro ou até cinco conectores.
- HDMI - Uma interface digital moderna, que é encontrada na grande maioria dos televisores e muitos monitores, cujo custo é superior a 6 mil rublos. Por favor, note que existem versões menores do conector que exigem o cabo apropriado! Dependendo da versão da interface, a placa de vídeo pode exibir uma imagem com uma resolução diferente (até 4K) e até mesmo em uma visualização 3D. Saída de imagem disponível emparelhada com som.
- Displayport - outro conector moderno. Essa interface permite exibir uma imagem em qualquer resolução que o adaptador de vídeo suporta apenas. Juntamente com a imagem, você pode exibir e tocar. Também está disponível uma função de conexão de vários monitores.
- DVI - o conector mais confiável. "Garfo" não é apenas conectado a ele, mas também aparafusado com dois parafusos. A única desvantagem é a resolução - a imagem pode ser exibida em Full HD, mas não mais.
- VGA - conector desatualizado, através do qual é impossível exibir uma imagem em alta resolução, o som não é suportado por eles em tudo. No entanto, muitos monitores ainda têm essa interface de conexão.
Fabricantes de placas de vídeo populares
Deve-se notar aqui que o fabricante da placa de vídeo e o próprio PCB estão longe de ser a mesma coisa. Na verdade, os adaptadores de vídeo são criados apenas por duas empresas - Nvidia e AMD. Mas encontrar essas opções de fábrica para venda é extremamente difícil. É muito mais fácil comprar um produto de fabricantes de terceiros, que alteram as configurações de fábrica (aceleram a placa de vídeo) e instalam seu próprio sistema de resfriamento. Entre essas empresas, as mais respeitadas são Gigabyte, MSI, ASUS, Palit, Zotac, Inno3D, EVGA GmbH, Safira e alguns outros.
O que focar?
- Se você precisa exibir imagens em vários monitores, você precisa considerar uma placa de vídeo poderosa dotada de conectores modernos (você deve definitivamente esquecer o VGA).
- Os funcionários de escritório atendem a praticamente qualquer adaptador de vídeo que esteja atualmente à venda nas lojas. Ao comprar um dispositivo usado, você deve se concentrar na quantidade de memória de vídeo - com 512 MB, qualquer aplicativo relacionado a gráficos ou vídeo funcionará de maneira estável.
- Os fãs de jogos precisam procurar uma placa de vídeo com uma largura de barramento decente de memória de vídeo. 256 bits é o parâmetro ideal que permite aos jogos usar com segurança qualquer quantidade de memória de vídeo - até 4 GB.
- Se você adora gravar sua jogabilidade ou streaming, concentre-se nos produtos NVIDIA - o ShadowPlay o ajudará nessa questão. Mas não se esqueça de estocar este disco rígido espaçoso, cuja escolha é dedicada artigo separado!
Fosse o que fosse, e ao escolher uma placa de vídeo, leia críticas e comentários. Essa é a única maneira de entender se o dispositivo sufoca as acelerações, o nível de funcionamento do sistema de resfriamento e o desempenho do adaptador de vídeo em seus jogos favoritos.