Top 5 Processadores Intel
A história desta empresa já pode ser citada como clássicos em palestras sobre os danos dos monopólios. De fato, em muitos aspectos nos últimos anos, o lema da Intel, que detinha a maior parte do mercado, poderia ser considerado “para comprar de qualquer jeito” - de geração em geração (na verdade, as raízes da série moderna estão todas no mesmo Sandy Bridge 2011), o desempenho do processador recebeu um pequeno aumento “Um aumento cardinal na velocidade de 5%” não apareceu em vão, mas a empresa produziu soquetes incompatíveis e tomou decisões técnicas muito ambíguas. Compre um novo processador e desmonte-o imediatamente, perdendo a garantia, mas resolvendo o problema com superaquecimento? Sim, o escalpelamento de processadores foi inventado precisamente por causa do infame "cabo térmico" da Intel, que foi substituído por uma solda sob uma tampa de distribuição de calor em 2012 em Ivy Bridge. Mas eles ainda compraram mesmo assim, por que alguém na confusão de Santa Clara? Finalmente, os preços dos processadores "azuis" continuaram a crescer, atingindo já indecentes (o crescimento dos preços superou o crescimento do desempenho real) e, em 2018, até as notícias sobre novas vulnerabilidades de hardware descobertas nos processadores Intel começaram a sair da cornucópia quase todos os modelos estão expostos nos últimos 25 anos).
Só recentemente a empresa mudou, e isso é novamente um exemplo clássico de uma série de palestras sobre concorrência no mercado. Recalcule o que a Intel conseguiu fazer na Intel após o anúncio das linhas Ryzen e Threadripper AMD: aqui você tem a linha de fogões multi-core HEDT, e finalmente os antigos processadores “4 ... ok, 6 núcleos são suficientes para todos” processadores em massa, e e eis que - retornando na solda de 9ª geração. A história se repete: lembre-se de como, ao mesmo tempo, a AMD introduziu os primeiros processadores com arquitetura de 64 bits no mercado pessoal, e a Intel não precisou apenas se apressar para alcançar os vermelhos, mas também comprar uma licença para x86-64. E isso apesar das repetidas repetições dos então “especialistas”, dizem eles, o computador pessoal de 64 bits não é necessário.
E o que temos agora? É isso mesmo, os processadores de 32 bits já entraram na história. E agora a “raça dos núcleos”, que começou, acompanhada de declarações irregulares “não há necessidade de um multithread” por “especialistas” locais, claramente deve levar seriamente os desenvolvedores de software.
Principais classificações do processador Intel 2018
Categoria | Place | Nome | Avaliação | Preço |
---|---|---|---|---|
Principais processadores Intel Top | 1 | Intel Core i7-9700K | 9.7 / 10 | 33 784 |
2 | Intel Core i9-9900K | 9.7 / 10 | 41 990 | |
Os melhores processadores midrange da Intel | 1 | Intel Core i5-9600K | 9.7 / 10 | 22 118 |
2 | Intel Core i3-8350K | 9.0 / 10 | 14 218 | |
Principais processadores Intel de nível básico | 1 | Intel Pentium Gold G5500 | 9.0 / 10 | 7 590 |
Principais processadores Intel Top
33 784
Se escolhermos o melhor processador Intel para "aqui e agora", então escolheríamos o Intel Core i7-9700K. Veja por si mesmo: a diferença de preço de 9900K é mais do que um terço, e a diferença no desempenho é muito menor do que nos aplicativos de trabalho, que (ainda mais) nos jogos. Não surpreendentemente, há tantos núcleos físicos aqui (oito em vez do anteriormente máximo para i7 seis), o que permite o processamento de threads suficientes, mesmo considerando que o Hyper-Threading não está disponível aqui. No entanto, há muito se sabe que, às vezes, a desativação do Hyper-Threading aumenta a velocidade de algumas aplicações, e o “buraco” nessa tecnologia, que abriu recentemente, também desempenha um papel - não se pode dizer que desabilitar o HT foi uma perda. A frequência do clock base é até um pouco maior que a do 9900K: 3.6 GHz, mas abaixo do teto do boost - 4.7 GHz. Em comparação com a geração anterior i7, os caches de primeiro e segundo nível aumentaram em volume, e a L3 ficou mais rápida (12 ciclos versus 16 para Coffee Lake).Como resultado, 9700K em “sintéticos” se tornaram mais rápidos que 8700K. Mas não acelera de forma alguma com um nível mais baixo de “danças com um pandeiro” em termos de resfriamento: se limitações prévias compreensíveis foram impostas pela interface térmica sob a tampa, então agora ele tem que lidar com solda com aquecimento grave. A 5 GHz, mesmo sem usar as instruções AVX que aumentam o consumo de energia até o limite, um bom cristal consome quase 200 watts. Verdade, em jogos a diferença com i7-8700K você não vai ver hoje sem uma lupa, então você não deve apressar e atualizar um computador já montado. Mas ao construir um novo, realmente faz sentido dar preferência ao “nove”: os preços médios para o mercado não são muito diferentes. Por outro lado, o 9700K possui as vulnerabilidades Meltdown e L1TF (Foreshadow) sob o capô e no nível do hardware, enquanto as gerações anteriores precisam de patches de software que reduzem o desempenho. Principais vantagens:
Contras:
|
9.7 / 10
Avaliação
Comentários
Na minha opinião, na 9ª geração, o ótimo - i9, se “abre dança”, não agora. E a diferença de preço, eu melhor na memória ou placa de vídeo vkinu. |
41 990
O processador ganhou glória ambígua quase imediatamente após o anúncio, e não apenas por causa do crescimento antes mesmo do início dos preços de venda. Obviamente, 8 núcleos físicos com suporte para Hyper-Threading, e até um aumento regular de 3.6 GHz até 5, oferecem excelente desempenho em um único núcleo, multi-threaded, e até mesmo solda sob a tampa tornou possível contar com a ausência de problemas com superaquecimento, infelizmente lembrado a partir do tempo de i7-7700K, que poderia superaquecer, mesmo sem overclocking. Mas, infelizmente, os 5 gigahertz proclamados alegremente por profissionais de marketing só estão disponíveis por um curto período de tempo, e isso não é surpreendente: se você fixar a freqüência nesse valor (o multiplicador é desbloqueado), o processador passa de 95 watts regulares para um “fogão” com uma potência maior que 200 W e o que Sim, também está claramente superaquecido. Se já estamos acostumados a escalpelar gerações anteriores e substituir a interface térmica por “metal líquido”, a moagem do próprio chip do processador, demonstrada pelo notório Der8auer, para reduzir sua espessura (a condutividade térmica da camada de silício “morta” não é tão alta - quase três vezes). menos do que o cobre, e até diminui com o aumento da temperatura), mesmo para os entusiastas de overclocking parecia um exagero. Então, como você está escolhendo um processador topo de linha Intel Core i9, não se esqueça de uma placa-mãe com um poderoso subsistema de energia e de um bom resfriamento. No entanto, no segmento de consumo, o atual carro-chefe Coffee Lake Refresh ainda está liderando em desempenho. Mas há um "mas": nas tarefas de trabalho (por exemplo, na compilação de código complexo ou na renderização), ele é inferior aos processadores HEDT de até sete gerações e, muitas vezes, ao Threadripper "vermelho". Quanto aos jogos, a diferença em relação à geração i7 8, muito mais acessível, é uma pequena porcentagem - e isso apesar do fato de a 9900K ter dois núcleos a mais. Ao usar a resolução 4K, a diferença pode não ser de todo. O que há para fazer? Aguarde o surgimento de jogos mais otimizados para multithreading, mas agora a compra de um i9 para uma montagem de jogos provavelmente será um pagamento a maior. Principais vantagens:
Contras:
|
9.7 / 10
Avaliação
Comentários
Eu comprei com uma reserva para o futuro - agora o software obviamente será otimizado para 8/16, então eu vou ter o suficiente para o futuro próximo. |
Os melhores processadores midrange da Intel
22 118
Na verdade, não temos um processador melhorado da oitava geração i5, mas um novo i7 “castrado”: aqui dois dos oito núcleos com a parte correspondente da memória cache, rejeitados durante o teste de fábrica, estão desativados.No entanto, o nível de passaporte do TDP é o mesmo aqui como o "código-fonte" (95 W), o que deve nos prometer um trabalho mais longo do aumento regular de freqüências e melhores capacidades de overclocking. E, de fato, mesmo testes de estresse com o AVX quando você ativa os aprimoramentos de vários núcleos, o que elimina algumas das restrições, devido a que o turbofeed é “cortado” quando o consumo de energia é excedido, leva a um aumento no apetite do processador de apenas 120 watts. E esse é um nível bastante aceitável para placas-mãe VRM de nível médio. Portanto, comprando um “trim” i7, você pode obter um bom aumento na velocidade sem uma bruxa especial e sistemas de resfriamento inteligentes. Além disso, apesar do aumento no consumo de energia em comparação com o i5-8600K (por exemplo, a 4,5 GHz a uma voltagem de 1,3 V, o antigo “quinto” consumiu menos 23 W), a temperatura central quase não mudou - esse é o bônus para solda em vez de pasta térmica Mas vamos falar sobre o mais "saboroso" - sobre o desempenho. Em aplicações com uso intensivo de recursos, o processador, em geral, corresponde ao seu preço no nível de outras “pedras” da Intel - a diferença, por exemplo, de 9900K corresponde à diferença de preço, que é quase duas vezes mais cara e duas vezes mais rápida. Mas nem sempre: ao processar fotos no Lightroom, o “quinto” já está alcançando a lacuna, reduzindo para 1,15 vezes (para que os amantes de fotos pensem em economia - suficiente para uma nova lente), na codificação de vídeo - até um ano e meio. E em todos esses casos, o processador é inferior ao Ryzen 7 2700X, que pode ser encontrado nas lojas pelo mesmo preço. O que é o "cinco e nove"? Esperado - em jogos. Aqui, nas frequências de escoamento, já é comparável com o “i-seven” da geração anterior, e no overclocking, até mesmo o atual. Assim, com um limite de orçamento razoável, podemos recomendar este processador para os jogadores, isso justificará seu dinheiro. Principais vantagens:
Contras:
|
9.7 / 10
Avaliação
Comentários
Mais do que um processador jogável com um preço razoável, o mesmo i7 já está caindo do meu orçamento. |
14 218
Mas "i-third" ainda estão fora de Coffee Lake Refresh: apenas a oitava geração do i3 é lançado, e o processador Core i3-9350K discutido na imprensa de computadores ainda permanece nas discussões, o site oficial da Intel é completamente silencioso. Bem, se temos um orçamento limitado, ou a capacidade do processador com a fórmula "4 núcleos / 4 threads" é suficiente, então você pode olhar para o 8350K. Sim, o processador não é novo - sua arquitetura, embora penteada, mas remonta ao 2011 i5. A menos que o núcleo do vídeo tenha mudado radicalmente desde então, mas pelos padrões de hoje ainda é francamente fraco. No entanto, a freqüência de clock padrão relativamente alta (4 GHz) permite que o processador se mostre de maneira tolerável em aplicações exigentes e em jogos não muito específicos do processador. Aqui, ele muitas vezes enfrenta a oitava geração do i5. Portanto, agora e no futuro próximo, ele manterá seu apelo para montagens de jogos de tamanho médio, levando em conta o preço. Embora o "vermelho" neste segmento de preço já tem algo a responder, e isso também não pode ser descontado. Principais vantagens:
Contras:
|
9.0 / 10
Avaliação
Comentários
Ele se mostra muito bem, ele rolou do i7-2600 com os mesmos 4 núcleos - um novo, embora um i-three, mas notavelmente mais rápido, e especialmente em novos jogos. |
Principais processadores Intel de nível básico
7 590
Sim, dois núcleos físicos, permitem que você e o "ouro", agora pareçam sem graça. Embora aqui exista Hyper-Threading, mas com processadores quad-core da mesma geração, o "stub" no desempenho não pode ser comparado.No entanto, o fato de que ele é lançado no soquete LGA1151-v2 permitirá uma atualização para processadores mais eficientes da oitava à nona geração, pelo menos, se você mudar imediatamente o saldo do orçamento para a placa-mãe. Ou seja, a "hiperpensão", como antes, para muitos, toma a posição de uma espécie de "piada" para o período de acumulação de dinheiro para uma atualização. Comparado com os "stumps" anteriores, o novo recebeu um cache mais rápido com um volume ligeiramente maior, ultrapassando formalmente a sétima geração do i3, tendo também também apenas dois núcleos físicos. No entanto, a Intel ainda não oferece suporte à série Pentium para as instruções AVX e AVX2 - é claro, o processador se torna mais barato e frio com isso, mas em aplicativos que usam computação vetorial, mesmo o antigo e duas vezes mais barato AMD FX-8320e rirá do coto. qual e com computação multithread a situação é melhor. Em jogos, isso não é importante, então aqui o “stump” ainda é mais ou menos viável, apesar de ativamente usar multi-threading (por exemplo, muitos jogos com um mundo aberto, onde o código do conjunto NPC é paralelizado) ele perde tanto para Ryzen quanto para o “avô” FX . Principais vantagens:
Contras:
|
9.0 / 10
Avaliação
Comentários
Bem, para um computador barato normalmente. Então, se qualquer coisa, e eu posso atualizar sem problemas. |
... e finalmente
Você, provavelmente, notou que todos os processadores selecionados por nós para a classificação usam o mesmo soquete - LGA 1151 v2. Agora ele pode ser considerado a melhor escolha para montagem - todos os processadores das gerações atuais trabalham com ele, de "seleron" a "ah-nono", é por isso que novos chipsets são desenvolvidos. Embora oficialmente os processadores Kaby Lake (sétima geração, LGA 1151) em placas v2 não sejam suportados, a limitação não é de hardware, mas de software: já foi provado que você pode executar o Kaby Lake em placas mais novas com código de BIOS modificado.
A atualização para novas gerações também faz sentido por causa das vulnerabilidades reveladas da série antiga: o fato de que trabalhar mecanismos de ataque usando o mesmo Meltdown não foi mostrado especificamente agora não significa que nunca haverá nenhum. Isso significa que você terá que suportar patches de segurança que reduzem o desempenho ou escolher um processador em que pelo menos alguns dos "furos" sejam removidos pelo hardware.
Nós decidimos não incluir os processadores da série HEDT intencionalmente: eles são “afiados” precisamente para carga multiencadeada séria, ou seja, para o usuário médio de PC, seu alto preço e consumo de energia não menos alto não se pagarão de forma alguma.