Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Escolha literária pneus de carro

Bons pneus - um passo para uma condução segura

A escolha certa de pneus

Tabela de conteúdos
  1. Sazonalidade
  2. Com uma câmera ou não?
  3. Como "ler" o pneu
  4. Indicadores importantes ao escolher um pneu
  5. fabricantes populares
  6. Dicas úteis

Provavelmente, não há tal motorista, a quem pelo menos uma vez não surgiu a questão da compra de pneus de automóvel. Afinal, assim como os sapatos de uma pessoa, eles se desgastam e os pneus de automóvel se tornam gradualmente inúteis. Não importa quantos anos o seu corpo, transmissão, motor, pneus devem estar sempre em perfeito estado técnico, e correspondem à temporada atual.


Os pneus selecionados corretamente afetam diretamente a segurança na direção. Uma vez que o momento de trocar pneus durante o período de entressafra para muitos entusiastas de carros surge inesperadamente, nós lhe diremos como se preparar para isso. Também lhe diremos quais parâmetros e critérios devem ser usados ​​para escolher os pneus, para que você se sinta seguro e confortável enquanto viaja em seu carro.

Todos os pneus são diferentes. por tamanho, largura do perfil, padrão do piso e sazonalidade. Para descobrir exatamente o tamanho que você precisa, você pode ver essas informações no livro de serviço do seu carro. Ou compre pneus novos com os mesmos parâmetros que já estão instalados no seu carro. Mas lembre-se que a roda lateral da roda sofreu o mínimo possível, é necessário comprar pneus com o diâmetro mínimo permitido pelo fabricante.

Sazonalidade

Os pneus do carro mudam de acordo com a época de uso. A substituição atempada é necessária tanto para a segurança dos próprios pneus como para condições de condução seguras. Os pneus são divididos nas seguintes categorias:

  • Pneus de verão;
  • Pneus de inverno;
  • Todos os pneus da temporada.

Pneus de verão

São destinados para operação em uma estação quente quando a temperatura ambiente não cair abaixo de + 5 ° C no período da tarde. Se a rua já está muito mais fria, a borracha endurece, a elasticidade desaparece e a aderência é perdida. Os fabricantes fabricam pneus de verão a partir de borracha resistente ao desgaste e materiais que lhes permitem desenvolver alta velocidade em asfalto quente.

Com base no piso de pneus de verão desempenha um papel importante. É dos seguintes tipos: com um padrão de piso direccional, não direccional e assimétrico.

  • Desenho dirigido permite-lhe remover a água debaixo das rodas o mais rapidamente possível, o que elimina a aquaplanagem - o carro quase não perde controlabilidade. Mas esses pneus devem ser instalados corretamente! Ao instalar, preste atenção à palavra ROTATION, indicada no próprio pneu na forma de uma seta indicando a direção do movimento da roda. Se você instalar uma roda com tal pneu não está do seu lado, então uma situação de emergência pode surgir em uma estrada molhada.
  • Sem direção - o desenho mais simples e universal, estabeleça tais pneus em qualquer parte. Não requer determinadas condições para instalação. A opção mais orçamentária. Ótimo para estrada seca.
  • Assimétrico - uma variante do pneu em que o padrão do piso é dividido em duas partes. Na parte direita do padrão do piso para asfalto molhado, à esquerda - para o seco. Como na fabricação de um pneu desse tipo, o interior é mais rígido do que o exterior, a aderência e o manuseio da estrada tornam-se visivelmente melhores. A melhor opção para pneus de verão, quando na sua região temperado clima continental. Você pode determinar a versão assimétrica do pneu apenas olhando para ele, porque o padrão nos lados direito e esquerdo será diferente um do outro. A etiqueta do pneu indica o exterior e o interior, ou o lado de fora e o lado voltado para dentro, indicando o interior e o exterior do pneu. Após a instalação, apenas uma das opções de marcação deve estar visível.

Pneus de inverno

Todos os anos, chega o momento em que você precisa trocar os pneus de verão pelos de inverno.Deve ser operado quando a temperatura do ar estiver abaixo de + 5 ° C fora da janela. A borracha desse pneu é macia, não endurece quando exposta a temperaturas negativas. Aproximar-se da escolha de tais pneus é necessário, estritamente com base nas suas condições meteorológicas, porque o inverno em diferentes regiões do nosso país é diferente. Ao escolher essa borracha, um parâmetro obrigatório é a fenda em zigue-zague (lamela) no piso. Eles ajudam a se agarrar ao gelo e à neve. Cada fabricante tem pelo menos uma patente para um protetor com esse elemento. Os pneus de inverno podem ser divididos nas seguintes classes:

  • Pneus cravejados;
  • Borracha lamelada (nas pessoas - "pegajosas").

Pneus cravejados - equipado com pneus de picos, criados para a melhor tracção em mau estado nevado e em estradas geladas. Em tais condições, a melhor frenagem é fornecida. Nas condições do inverno russo severo são os mais exigidos. No entanto, eles são os mais barulhentos e desgastam-se rapidamente no asfalto nu, ao dirigir sobre ele, os picos voam rapidamente para fora, dos quais, em média, uma roda é de 80 a 190 peças. By the way, o dono do registro para o número de picos é considerado um tamanho de pneu de 20555R16 da empresa Nokian série Hakkapeliitta 8.

Aqui estão algumas diretrizes para usar pneus de inverno com pregos:

  • Novos pneus de inverno precisam ser instalados em cerca de 500 quilômetros. É necessário que as pontas se encaixem na direção do movimento. Neste momento, a frenagem súbita e um início agudo, bem como uma mudança brusca na direção do movimento, não são recomendados. Isso afetará o tempo que os espigões ficarão na sua roda, se eles cairão antes do período operacional.
  • Compre pneus cravejados, cravejados na fábrica. Não faça você mesmo.

Borracha lamelada ou “Sticky” - O mesmo pneu de inverno, similar em qualidade e aparência, mas com uma completa falta de picos. Devido ao maior número de slots em zigue-zague (lamelas), a aderência é melhorada. Os danos na superfície da estrada, ao contrário dos pneus com pregos, são mínimos. No asfalto molhado, o velcro adere a ele, pois absorve melhor a água devido à sua borracha macia, que é parte dela. Em temperaturas muito baixas, ele ainda não dubla e também funciona, mas ainda perde no gelo e na neve. Este pneu deve ser usado em regiões com precipitação mínima no inverno.

Pneu para todas as estações

Este pneu pode ser usado durante todo o ano, mas apenas em condições com um clima muito favorável. Apesar do fato de que nas grandes áreas metropolitanas as ruas são constantemente limpas no inverno, o clima é imprevisível. Portanto, muitas vezes você não sabe o que te espera amanhã. A este respeito, por causa da escolha de pneus para todas as estações são controvérsia constante. Há dois oponentes e defensores deste tipo de pneus. Como se costuma dizer, quantas pessoas, tantas opiniões.


Outros tipos de pneus

  • Pneus offroad - este tipo de pneus não tem nada a ver com o tipo de verão ou inverno. Esta borracha é usada especificamente para o movimento em terrenos acidentados e irregulares. O protetor geralmente tem um padrão esparso. Os pneus são ótimos nas estradas, mas em pistas planas não são eficazes, pois têm uma longa distância de parada e são rapidamente apagados.
  • Pneus perfurados cada vez mais ativamente implementado por marcas globais. Dentro destes pneus existe uma massa especial, que instantaneamente veda o orifício resultante com um diâmetro de até 5 mm, não permitindo que o ar seja soprado para fora da roda. E há também a tecnologia Run on Flat, na qual as paredes laterais são reforçadas com um composto especial que, quando perfurado, impede a descida da roda. Então você pode dirigir cerca de 150 quilômetros. Preste atenção ao fato de que diferentes fabricantes designam tecnologias semelhantes à sua maneira.
  • Pneus de baixo perfil - em tais pneus a relação da altura do perfil à largura não excede 55%. Projetado para condução dinâmica e rápida, mas apenas em estradas planas.O aperto em tais pneus é ótimo, respectivamente, e o manuseio é melhor. A aceleração é mais rápida e a distância de frenagem é reduzida.
  • Barramento de Faixa Estendida pode ser operado em temperaturas de + 50 ° С a −15 ° С. Este é um pneu especial de verão capaz de resistir a temperaturas negativas. Será particularmente relevante para o uso em todas as estações no sul do nosso país, quando a temperatura no inverno não cair abaixo de -15 ° C. No momento, é muito difícil encontrar um pneu desse tipo no mercado. Um exemplo de tal pneu é o Michelin Energy XT 2.

Com uma câmera ou não?

Os pneus são de câmara e sem câmara. Pneu de câmara perdendo a pressão quase instantaneamente. O ar sai através do orifício da válvula no aro. E de pneu sem câmara o ar escapa apenas no local da punção. Se o buraco é pequeno, o ar sai muito devagar. O tipo tubeless há muito se estabeleceu no mercado pelo lado positivo, é ele quem deve escolher um carro. Marcado no volante como Tubeless.

Como "ler" o pneu

A marcação no pneu à primeira vista é uma coleção de palavras, números e letras incompreensíveis. Vamos tentar descobrir o que eles significam.


Índice de carga atesta o peso máximo do carro por uma roda. No passaporte de qualquer carro, a carga máxima recomendada na roda é indicada e vale a pena segui-la, e se você quiser levá-la com uma margem, não deve exagerar, um máximo de 30 a 35% do valor recomendado. O índice de carga pode ser diferente: começando com a designação 62, que fala da capacidade de suportar uma carga de 265 kg, terminando com um índice de 126, no qual há um pneu que pode suportar uma carga de 1.700 kg.

O índice de velocidade em forma de uma carta indica o limite máximo de velocidade para este pneu: P - 150 km / h, Q - 160 km / h, R - 170 km / h, S - 180 km / h, T - 190 km / h h, H - 210 km / h, V - 240 km / h, W - 270 km / h, Y - 300 km / h.

Indicadores importantes ao escolher um pneu

Aderência seca. Este indicador determina as propriedades de acoplamento e frenagem em uma superfície seca sólida. É influenciado pela composição de borracha, pelo padrão do piso e pelo tamanho do contato com a estrada. Claro, você não encontrará tudo isso na marcação de pneus. Aqui apenas os resultados dos testes oficiais podem ajudar.

Aderência molhada - é uma característica do comportamento do pneu ao frear em uma estrada molhada. Os resultados dos testes de avaliação também ajudarão.

Resistência à aquaplanagem Um dos indicadores mais importantes da qualidade dos pneus, especialmente ao conduzir a altas velocidades. Chuva forte e poças em nossas estradas estão longe de ser incomum, e sem um número suficiente de canais de drenagem, o pneu será difícil de lidar com a remoção de água do patch de contato, o que significa que o pneu flutuará e não sairá da estrada e o carro ficará incontrolável.

Resistência ao desgaste. Em primeiro lugar, este indicador depende das condições de funcionamento, estilo de condução, ângulo de curvatura, pressão dos pneus, mas mesmo assim, “shinniki” indica a quilometragem média do pneu até ao desgaste máximo do piso.

Ruído pneus prefere se refere ao conforto ao dirigir, mas você vê, poucas pessoas gostam do zumbido na cabine.

Resistência ao rolamento. Em uma era de economias totais, os fabricantes de pneus começaram a se esforçar para reduzir o consumo de combustível através deste indicador. Depende da composição da mistura de borracha, da construção da estrutura e não pode ser determinada a olho nu ou por toque, mas os principais fabricantes começaram a indicar o critério de eficiência na marcação de pneus (sinais E, Economia, Economia de combustível).

fabricantes populares

Entre os fabricantes de pneus são conhecidas marcas populares como Continental, Michelin, Nokian, Pierlli, Goodyear, Hancook, Yokohama, Brigestone e Kumho. Eles representam excelente qualidade com seu nome, uma vez que esses fabricantes valorizam sua reputação. Mas vale a pena notar que o preço de seus produtos não é pequeno. Pneus mais baratos estão disponíveis sob marcas como Dunlop, Bfgoodrich, Nordman, Fulda e Gislaved. Apesar da diferença de nomes, todas essas empresas são filhas das empresas acima. Liberando pneus de menor custo, eles estão tentando, com a mesma confiança, tomar seu lugar ao sol. Fabricantes populares na Rússia são Amtel e Cordiant. Ambas as empresas estão constantemente melhorando sua tecnologia, seus produtos são perfeitos tanto para carros Lada quanto para carros de classe média. A escolha final sempre permanece para o motorista, com base em suas preferências pessoais.


Dicas úteis

  • É necessário comprar pneus apenas de acordo com o local e a hora da operação. Você precisa saber exatamente onde e em que condições seu carro será usado, porque para dirigir na cidade, nas condições rurais e fora-de-estrada é necessário um padrão de piso diferente.
  • Em que não vale a pena salvar, por isso, na compra de todos os conjuntos de pneus de inverno. Entre motoristas há uma opinião que é possível conseguir substituir a borracha só nas rodas motrizes. Se você colocá-los em um carro com tração dianteira, então você vai, sem dúvida, sair do chão mais rápido, mas quando a travagem, a parte de trás do carro será conduzido de um lado para outro. E se os pneus forem instalados apenas nas rodas traseiras, dirigir um carro desses será muito difícil de alterar a direção da viagem. Em geral, essa operação é simplesmente insegura.
  • Você não deve se preocupar com pneus de verão, apenas certifique-se de que existem rodas idênticas em um eixo. Caso contrário, isso é uma violação da Parte 1 do Artigo 12.5 do Código de Ofensas Administrativas.
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias